In "Jornal de negócios online":
"O que os Finlandeses precisam de saber acerca de Portugal" é como começa o vídeo que encerrou as Conferências do Estoril.
What the Finns need to know about Portugal.
In "Jornal de negócios online":
"O que os Finlandeses precisam de saber acerca de Portugal" é como começa o vídeo que encerrou as Conferências do Estoril.
What the Finns need to know about Portugal.
In "ionline":
Nouriel Roubini, economista reconhecido pelas suas previsões acertadas da recente crise da zona euro, afirmou esta quarta-feira, nas Conferências do Estoril, que “Portugal tem capacidade para retomar gradualmente o seu crescimento”, mas que há muitas incertezas quanto ao seu sucesso. Incertezas como “se vai haver um Governo maioritário” ou se “vai haver muita contestação social” perante as medidas tomadas. “Vai ser doloroso, mas necessário, não há alternativa para quem vier a governar Portugal”
Mesmo assim, Roubini deixa em aberto a hipótese de que estas medidas decididas em conjunto com a troika poderão aumentar a recessão que o país vai viver a partir de 2012. O professor da Universidade de Nova Iorque afirmou ainda que, apesar dos problemas financeiros dos países periféricos da zona euro não poderem ser comparados, Portugal, Grécia e Irlanda partilham uma conjuntura. A realidade demográfica, as fracas reformas estruturais e a pouca produtividade das últimas décadas são problemas transversais às economias em crise.
Para Roubini, reformas estruturais que aumentem a completividade e as exportações são decididamente “parte da solução”. O economista lembrou que estas medidas foram negociadas no Tratado de Lisboa, assinado em 2007.
Roubini deixou ainda a questão: Podem os países periféricos da zona euro “esperar pelo menos três anos para começar a crescer?”
Ver:
DESCRIÇÃO Mohamed ElBaradei, Francis Fukuyama, Dominique de Villepin, Gylfi Zoega, Larry King e Nuriel Roubini são alguns dos grandes pensadores presentes nas Conferências do Estoril, que acontece entre 4 e 6 de Maio.
As Conferências do Estoril têm como objectivo criar um pólo de reflexão e debate de nível internacional sobre os desafios da globalização, com particular atenção à relação entre os domínios global e local.
Apresentação Conferências do Estoril 2011:
Conferências do Estoril 2011 - 1º dia - Nouriel Roubini:
Conferências do Estoril 2011 - 2º dia - Mohamed El Baradei
Conferências do Estoril 2011 - 2º dia - Rodrigo Moita de Deus:
Conferências do Estoril 2011 - 2º dia - Francis Fukuyama:
Conferências do Estoril 2011 - 3º dia - Dominique de Villepin: