In "Jornal de negócios online":
A Comissão de Inquérito à Crise Financeira concluiu que a crise iniciada nos EUA era "evitável". E aponta o dedo a reguladores, políticos e banqueiros, que "ignoraram avisos e falharam em questionar, perceber e gerir os riscos crescentes."
A comissão que foi criada para avaliar as causas da crise nos EUA considera que esta era “evitável” e que “resultou de acção e inacção humana, não da Mãe Natureza ou de modelos que falharam”, releva o relatório publicado e citado pela BBC.
“Os capitães das finanças e os administradores públicos do nosso sistema financeiro ignoraram avisos e falharam em questionar, perceber e gerir os riscos crescentes dentro de um sistema essencial ao bem-estar do povo americano”, adianta a mesma fonte.
“Foi uma grande falha, não foi um tropeção”
O relatório conclui que a banca corre riscos excessivos e que houve negligência dos reguladores financeiros.
“Ao fazer estas observações, respeitamos e apreciamos profundamente os esforços feitos pelo secretário Paulson, pelo presidente Bernanke e por Timothy Geithner... e de outros tantos que trabalharam para estabilizar o nosso sistema financeiro e a nossa economia nas circunstâncias mais caóticas e desafiantes”, adianta a mesma fonte.
“Apesar da posição expressa de muitas pessoas de Wall Street e de Washington de que a crise não podia ser prevista ou evitada, havia sinais”, salientou Phil Angelides, presidente da comissão, citado pela BBC.
“A grande tragédia seria aceitar o refrão de que ninguém podia ver que isto estava para vir e por isso nada podia ter sido feito”.
“Se aceitarmos isto, vai acontecer outra vez”, alerta.
Ver:
Financial Crisis Was Avoidable, Inquiry Finds:
WASHINGTON — The 2008 financial crisis was an “avoidable” disaster caused by widespread failures in government regulation, corporate mismanagement and heedless risk-taking by Wall Street, according to the conclusions of a federal inquiry. ...
Bernanke admite que Fed não conseguiu antecipar problemas no mercado de crédito hipotecário
Sem comentários:
Enviar um comentário