segunda-feira, 7 de abril de 2008

Euro forte ajuda a limitar inflação

In "RTP Notícias":

Lisboa, 04 Abr (Lusa) - O governador do Banco de Portugal e membro do Banco Central Europeu (BCE) disse hoje que a apreciação do euro está a ajudar a limitar a inflação da Zona Euro.

A força do euro e o abrandamento do crescimento irá contribuir para "algum amortecimento da inflação", afirmou Vítor Constâncio em declarações aos jornalistas em Liubliana, na Eslovénia.

O BCE está a controlar a taxa de câmbio porque isso "tem efeitos na economia e na inflação".

Nos últimos 12 meses, o euro subiu 18 por cento contra o dólar, tendo atingido o máximo histórico nos 1,5903 dólares, a 17 de Março.

Com a moeda mais forte, as importações ficam mais baratas; por outro lado, as exportações perdem competitividade, podendo limitar o ritmo de crescimento da economia europeia.

As exportações alemães caíram inesperadamente em Fevereiro, pelo terceiro mês consecutivo, anunciou hoje o instituto de estatísticas alemão.

A taxa de inflação da Zona Euro aumentou em Março para 3,5 por cento, ao ritmo mais elevado em 16 anos, dando mais um argumento ao BCE para adiar uma possível descida das taxas de juro, já que o seu compromisso é com a estabilidade dos preços no longo prazo.

Sem comentários:

 
View My Stats