quinta-feira, 17 de abril de 2008

Portal do BdP facilita reclamações

In "TVI, Televisão Independente":

Vai ser mais fácil apresentar reclamações aos bancos.  ... O Banco de Portugal tem disponível o site do cliente bancário. Além das reclamações, o cliente pode descobrir se o banco lhe está a cobrar dinheiro a mais, por exemplo, no crédito à habitação.

Além disto, o cliente pode ainda verificar se o banco está a pagar os juros certos num depósito a prazo.

Em 2007, 9 mil pessoas reclamaram dos bancos, ou seja, quase o dobro do valor de 2006. A partir de agora vai ser ainda mais fácil reclamar dos serviços bancários.

Basta ir ao Portal do Cliente Bancário e entrar nas reclamações. Depois é só introduzir os dados, tais como o nome do banco e o motivo da reclamação e a queixa é enviada directamente ao regulador da banca.

Este portal permite ainda vigiar de perto o banco. É no crédito à habitação que as pessoas mais reclamam. Em 2007, as queixas mais que duplicaram.

Por isso, para saber se o banco está a cobrar a prestação certa, o cliente só tem de entrar nos simuladores do crédito à habitação e introduzir as características do empréstimo. Se o valor indicado não bater certo com a prestação que o cliente paga, o banco pode estar a enganar o consumidor.

As contas bancárias são o segundo alvo de queixas por parte dos clientes. O portal bancário também dá uma ajuda. Nos simuladores clique em contas de depósito e descubra se o banco lhe está a pagar os juros devidos na poupança.

Por último, em caso de morte de familiar directo pode ainda descobrir se há contas em nome do falecido e em que bancos elas se encontram.

Referencia:  http://www.bportugal.pt/

Sem comentários:

 
View My Stats