sexta-feira, 4 de setembro de 2009

OCDE acredita que retoma da Zona Euro será mais cedo

In "Correio da Manhã":

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) apresentou esta quinta-feira a revisão intermédia da sua informação semestral onde prevê que o Produto Interno Bruto (PIB) da Zona Euro vai recuar 3,9 por cento este ano, contra os 4,8 por cento previstos em final de Junho.

A OCDE acredita que a retoma será mais rápida do que o previsto, ou seja 2009 terá uma queda menos acentuada  da economia da Zona Euro e do Japão face às previsões do início do Verão.

No entanto, mantêm-se os números iniciais para os Estados Unidos.  

A justificação desta revisão baseia-se no facto dos países da moeda única europeia estarem a sair da recessão no terceiro trimestre (mais 0,3 por cento em evolução  trimestral), tendência que se deverá confirmar no quarto trimestre (mais dois por cento).  

Relativamente ao Japão, a OCDE prevê agora uma descida de 5,6 por cento do PIB contra a quebra de 6,8 por cento avançada inicialmente. 

Os responsáveis pela revisão não alteraram os dados para os EUA, cujo PIB deverá descer 2,8 por cento em 2009, com um crescimento  de 1,6 por cento no terceiro trimestre e 2,4 por cento no quarto.

Sem comentários:

 
View My Stats