sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Recorde histórico - Preço do petróleo supera 84 dólares nos EUA

In "Jornal de Negócios Online"

O preço do petróleo atingiu, em Nova Iorque, os 84,05 dólares, um novo recorde histórico, numa altura em que se teme que a Turquia invada o Norte do Iraque atrás dos rebeldes curdos. Na Europa, o "brent" está perto de voltar a superar os 81 dólares o barril.

O Norte do Iraque é a terceira região do mundo com mais reservas de petróleo no mundo e a principal fonte de produção actual, pelo que um conflito na região irá reduzir ainda mais a produção deste país, que já se encontra bastante afectada desde a entrada nas forças internacionais no seu território. Hoje em dia, o país é responsável por 2.075 milhões de barris de petróleo por dia.

O Governo turco está a tentar aprovar no Parlamento uma autorização para ir "caçar" os membros do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) se eles se decidirem refugiar no Iraque.

"Se os rebeldes se refugiarem no Norte do Iraque, o preço do petróleo vai subir", afirmou um analista à agência Bloomberg.

A tendência de subida do preço do petróleo voltou a sentir-se ontem, quando os EUA anunciaram uma inesperada quebra das suas reservas estratégicas de crude na semana passada em 1,6 milhões de barris.

Sem comentários:

 
View My Stats