In "ECONOMIA - PUBLICO"
Presidente venezuelano ameaça com subida do preço do petróleo
Hugo Chávez adverte EUA sobre ataques ao Irão e Venezuela
Chávez diz que "o petróleo é a origem de todas as agressões"
O Presidente venezuelano, Hugo Chávez, advertiu hoje os Estados Unidos sobre os riscos de ataques ao Irão e à própria Venezuela, nomeadamente a subida do preço do barril de petróleo até aos 200 dólares.
“Se os Estados Unidos forem loucos o suficiente para atacarem o Irão ou agredir de novo a Venezuela, o preço do petróleo poderá chegar aos 150 dólares ou mesmo aos 200 dólares”, afirmou Chávez, durante o seu discurso na abertura da terceira cimeira da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), que decorre até amanhã em Riad, na Arábia Saudita.
“O petróleo é a origem de todas as agressões”, continuou o chefe de Estado venezuelano, acrescentando que essa é a “razão subjacente” da guerra no Iraque e as ameaças contra o Irão.
Chávez sublinhou que a “OPEP é hoje forte, mais forte do que alguma vez considerou”, defendendo que a organização “deve estabelecer como um agente geopolítico activo”. A OPEP deve “exigir aos países mais poderosos do mundo que parem de atacá-la”, reforçou o Presidente venezuelano, na sua intervenção.
Pronunciando-se depois de Chávez, o rei Abdallah da Arábia Saudita considerou que “o petróleo não deve transformar-se em ferramenta de conflito”. Segundo o monarca, a OPEP tem “dois objectivos principais: a protecção dos países membros e a economia mundial” e opor-se às “perturbações inopinadas dos preços do petróleo”.
O rei Abdallah anunciou ainda a criação de um fundo de 300 milhões de dólares para a protecção do ambiente financiado pela Arábia Saudita. “Anuncio que o reino vão doar 300 milhões de dólares para constituir um programa que vai financiar estudos sobre o ambiente, energia e alterações climáticas”, concluiu o monarca.
Sem comentários:
Enviar um comentário