sábado, 23 de fevereiro de 2008

O jogo das acções

O investimento em acções, É ou não um jogo?


In "Jornal de Negócios":

.... há alguma gente na zona académica e do investimento profissional que continua, apoplecticamente, a assegurar que o investimento em acções não é um jogo.


"Vade retrum"! Então essa gente nunca ouviu falar de von Neumann, dos prémios Nobel da economia sobre Teoria de Jogos e mercados financeiros, em 1995 e 2004, e chegaram ao cúmulo de não ver o premiadíssimo " A mente brilhante", de Ron Howard, sobre a vida de John Nash (esta última "gaffe" é imperdoável, tanto mais que no filme a estrela era a Jennifer Connaly, mais sublime que nunca)?!


Trata-se de não conseguir ultrapassar a ideia que "jogo" é obrigatoriamente algo relacionado com sorte e azar, quando von Neumann teorizou exactamente sobre comportamentos racionais, até imediatamente com o primeiro "puzzle" de que tratou, o famoso "dilema do prisioneiro".


Investir em acções não é a vermelhinha, meus amigos, mas é definitivamente um jogo, que se pode definir e caracterizar assim:


- Actividade humana racional que envolve interacção estratégica, em ausência de conflitualidade mas com eventual competição; podendo, porém , ir a um alto grau de cooperação, principalmente em algumas variantes; que concede aos jogadores uma, no mínimo, razoável quantidade de informação, mas não a informação absoluta e total; com o objectivo de ganhar o máximo possível, mas dentro dos parâmetros de risco definidos por cada um dos intervenientes, pois não é rigorosamente igual para todos; sendo o resultado final gradativo, porquanto não existe a dialéctica vitória-derrota; dependendo o resultado da perícia do jogador; aberto a todas as pessoas às quais se procura conceder, sem conseguir, iguais oportunidades; assimétrico; e, finalmente, com a natureza de SOMA POSITIVA, que vai permitir que, com tempo adequado e diversificação, todos ganhem.


Ver o artigo completo em: http://www.negocios.pt/default.asp?Session=&CpContentId=311911


P.S.: O Dr. Fernando Braga de Matos é o autor do livro 'Ganhar em Bolsa', ed. D. Quixote.

Sem comentários:

 
View My Stats