domingo, 16 de março de 2008

Quanto pode render a guerra

In "RTP Notícias":

O Iraque tem reservas petrolíferas que ficam, entre as maiores do mundo, logo em segundo lugar depois das da Arábia Saudita: um mínimo de 112 biliões de barris confirmados, num valor de 2.800 biliões de dólares.
As reservas ainda por confirmar podem atingir um máximo de mais 215 biliões. Se se confirmar a existência destas, o Iraque terá reservas superiores em 50% às da própria Arábia Saudita. A actual extracção de 1,5 milhões de barris diários poderia, segundo cálculos de especialistas, saltar para cerca de 6 milhões diários.
A baixa dos preços do petróleo faria, nesse caso, perder muito dinheiro aos países produtores e faria ganhar muito aos países que são grandes consumidores líquidos. É o caso, em primeiro lugar, dos Estados Unidos, que constituem o maior consumidor mundial e dependem cada vez mais das importações.
Os dois grandes mecanismos para ganhar com uma guerra já concluída seriam, assim, a atribuição de contratos especialmente favoráveis às companhias britânicas e norte-americanas e o petróleo barato, como “dopping” radical para uma economia em desaceleração.
Para já, é com os altos preços do petróleo que, segundo o diário alemão “Spiegel Online”, alguns potentados do sector fazem negócios invejáveis. Só no quarto trimestre de 2002, a British Petroleum (BP) viu subirem os seus lucros líquidos em quase 50%, para os 2,64 biliões de dólares, graças ao aumento de preços.

Sem comentários:

 
View My Stats