sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Como defender as suas poupanças

In "DiarioEconomico.com":

O Diário Económico deixa-lhe algumas regras de ouro, para que o seu dinheiro consiga sobreviver à crise.
1. Reduza as despesas e  não aumente a dívida
Com a subida dos juros, pedir um empréstimo está mais caro. Sabendo que a melhor maneira de proteger o seu dinheiro é ter as suas finanças equilibradas, não continue a aumentar a sua divida. Deverá antes reduzir as suas despesas. Identifique os encargos desnecessários e elimine-os.
2. Aproveite para amortizar os créditos
Se tiver algum dinheiro de parte aproveite para amortizar os créditos, começando pelos que têm o juro mais elevado. Isto porque, mesmo que esteja a ganhar 4% ao ano num depósito, se tiver uma dívida com juros de 20%, está a perder dinheiro, uma vez que está a pagar um juro mais elevado do que o banco o remunera a si.
3. Crie um fundo de emergência
Deverá estar prevenido para situações imprevistas. O ideal é que consiga obter “uma margem entre três a seis salários brutos. Este dinheiro não deverá estar investido num produto com risco e, além disso, deve estar sempre disponível, ou seja, ter liquidez”, explicou João Sousa, economista da Deco.
4. Diversifique os seus investimentos
Diversificar a carteira de investimento é uma forma de reduzir o risco. O mesmo é dizer “não colocar os ovos todos no mesmo cesto”. Deve aplicar o seu dinheiro em vários activos, de diferentes sectores e regiões.
5. Invista a pensar no longo prazo
“Esta não é uma boa altura para investir no mercado accionista, a não ser que o faça num óptica de longo prazo. Ou seja, no mínimo cinco anos”, adiantou João Sousa. Isto porque, o tempo tende a diluir o risco. O responsável da Deco explicou ainda que, “historicamente as acções dão mais no longo prazo do que o rendimento fixo”.
6. Não entre em pânico
Numa altura em que reina um clima de desconfiança e de incerteza nos mercados, o receio de um efeito ‘tsunami’ amedronta os investidores. Daí que os especialistas recomendem “calma”. E foi essa a mensagem transmitida pelo presidente da Euronext Lisboa, Miguel Athayde Marques esta semana: “Temos de evitar momentos de pânico”.
7. Compare  e não invista  sem conhecer
Uma pesquisa cuidada é um dos truques. Comparar cartões, créditos ou instrumentos de poupança, e só depois optar pelos que oferecem as condições mais atractivas é o primeiro passo para ser bem sucedido.
8. Não corra atrás do mercado
Se entrar em pânico, o mais natural é que corra a vender acções, mesmo quando o mercado está a cair. Não se precipite. Nesta altura, vender não diminui os prejuízos.
9. Conheça o seu perfil de risco
Conhecer o seu perfil de risco significa saber qual a sua disponibilidade para assumir perdas. “O investidor deve ter a noção que para ter mais rendimentos tem de assumir mais risco”, disse João Sousa. Normalmente, o ADN do investidor classifica-se como: conservador, moderado ou  arriscado.
10. Planifique antes de agir
Quer se trate de um investimento ou da gestão do orçamento, a planificação é essencial. Nos investimentos, poderá começar por definir o horizonte, montantes e a liquidez do produto. No orçamento mensal, há que estipular quais os objectivos, seja para a reforma ou para a entrada de uma casa. É importante que anote diariamente as suas receitas e despesas.

Sem comentários:

 
View My Stats