terça-feira, 14 de julho de 2009

Madoff vai cumprir pena na mesma penitenciária que Charles Ponzi

In "Jornal de Negócios Online":

Bernard Madoff será enviado para a penitenciária de Atlanta, onde começará a cumprir a pena de prisão de 150 anos a que foi condenado. O autor da maior fraude piramidal da história irá cumprir penamadoff_site na mesma prisão em que esteve Charles Ponzi, que deu nome ao esquema, também por si levado a cabo, adianta a CNN.


O antigo presidente da Nasdaq tinha pedido transferência para uma prisão de média segurança em Otisville em Nova Iorque mas foi transferido da prisão de alta segurança em Manhattan, onde esteve desde 12 de Março, para a prisão de média segurança de Atlanta.


O governo norte-americano documenta perdas de 13 mil milhões de dólares no fundo que Madoff dizia ter 65 mil milhões de dólares. O autor da fraude foi condenado à pena máxima, pelos 11 crimes de que foi acusado e não recorreu da sentença.

Actualização em 31-07-2009:

Madoff confessa-se admirado por não ter sido apanhado antes:

Antes de ouvir a sentença do tribunal de Manhattan, o gestor de Wall Street que protagonizou a maior fraude financeira da história confessou estar arrependido e pediu desculpa às vítimas presentes na sala de audiências. Ontem, na primeira entrevista que concedeu após ser condenado a 150 anos de prisão, Bernard Madoff não só voltou a admitir que vive com remorsos, como confessou estar surpreendido por o seu esquema em pirâmide - no valor de 65 mil milhões de dólares - não ter sido descoberto antes.


"Várias vezes encontrei-me com a Securities and Exchange Commission [autoridade de regulação dos mercados financeiros norte-americanos] e pensei: ?apanharam-me?", reconheceu o antigo presidente da bolsa tecnológica Nasdaq, durante uma conversa com dois advogados de São Francisco, segundo um relatório de imprensa divulgado ontem. O encontro, que durou quatro horas e meia, decorreu na prisão onde o norte-americano está a cumprir a pena, no estado da Carolina do Norte. "Estava muito arrependido, mas parecia saudável e estar a dar- -se bem", comentou um dos advogados.


A "surpresa" de Madoff não deve ter deixado a Securities and Exchange indiferente, uma vez que está a proceder a uma profunda auto-avaliação para perceber as razões que levaram o regulador a deixar passar em branco uma fraude gigantesca durante quase três décadas. As conclusões deverão ser divulgadas nas próximas semanas.


Os advogados, Joseph Cotchett e Nancy Fineman, que representam uma dezena de investidores vítimas da fraude, querem usar as declarações do gestor num processo contra Madoff, o irmão Peter e eventualmente alguns cúmplices. Condenado em Junho por fraude e lavagem de dinheiro, entre outros crimes, Madoff só aceitou a entrevista após Cotchett ameaçar processar a mulher.

Sem comentários:

 
View My Stats