quinta-feira, 23 de julho de 2009

Roubini diz que recessão pode voltar em finais do próximo ano

In "Jornal de Negócios Online":

A economia mundial poderá entrar em recessão em finais de 2010 ou em 2011 devido ao aumento da dívida governamental, à subida dos preços do petróleo e à ausência de crescimento do emprego. Quem o diz é Nouriel Roubini, economista e professor na Stern School of Business da Universidade de Nova Iorque, que ficou célebre por prever a actual crise.


Uma “tempestaroubini_grdde perfeita” de défices orçamentais, aumento das rentabilidades das obrigações, “escalada” dos preços do crude, lucros empresariais fracos e um mercado laboral estagnado poderão “empurrar a economia global em recuperação para uma recessão em forma de W”, escreveu Roubini hoje numa nota de “research” divulgada pela Bloomberg.


Roubini, que é também “chairman” da Roubini Global Economics, previu na semana passada que a economia global começaria a retomar em finais deste ano.


Conhecido como um dos "profetas da desgraça", Roubini surpreendeu tudo e todos no passado dia 16 quando disse que a recessão acabará ainda este ano. O economista afirmou que o pior da crise já está para trás, no que diz respeito às condições económicas e financeiras.


Depois de a CNBC noticiar as palavras de Roubini, os mercados accionistas norte-americanos e as cotações do petróleo dispararam. No entanto, o comentário de hoje não parece estar a debilitar as bolsas, o que revela que o sentimento do mercado está muito positivo.

Ver:

 

recover-w

Sem comentários:

 
View My Stats