In "Económico":
A menos de dois meses do final do ano, e depois de um 2008 negro para os mercados, há várias acções que já ganham mais de 200% em 2009.
Numa altura em que a bolsa brasileira lidera o campeonato das praças mundiais que mais sobem este ano, com ganhos de 140%, as acções da empresa MMX Mineração sobem quase 360% desde 1 de Janeiro. Na prática, isto quer dizer que os títulos mais do que quadruplicaram de valor.
Já a fabricante de produtos de madeira, louças e metais Duratex e a construtora brasileira Rossi Ressid, ganham mais de 256% no mesmo período.
Mas não é só do país que vai receber os Olímpicos de 2016 que vêm boas notícias. Na bolsa peruana, por exemplo, destacam-se os títulos da empresa de mineração Volcan e da Empresa Agraria Azucarera Andahuasi, que se dedica à produção de açúcar em cana. Valorizaram 367 e 305%, respectivamente.
O 'ranking' europeu
Na Europa também há casos de títulos que já triplicaram de valor em 2009 e, uma vez mais, o 'ranking' dos que mais sobem é liderado pelo sector mineiro. O preço das acções da Kazakhmys, que está cotada no principal índice londrino, o FTSE, mais do que quintuplicou este ano, com ganhos de 469%.
Também as mineiras Vedanta e Fresnillo ganham mais de 290% em 2009.
Na banca europeia, um dos sectores mais castigados pela crise financeira que eclodiu no ano passado, também há acções que se destacam com desempenhos superiores a 200%. O francês Natixis e o britânico Fortis valorizam mais de 220%.
Os melhores nos EUA
O cenário não é muito diferente no outro lado do Atlântico. No índice S&P 500 há sete títulos que cresceram mais de 200% desde Janeiro. A Ford é um deles, com uma 'performance' de 259%. Também a Freeport-McMoran, do sector mineiro, disparou 238%.
Em Lisboa, a Sonae é a única cotada no PSI 20 que já duplicou de valor desde o início do ano.
Sem comentários:
Enviar um comentário