sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Roubini adverte para o início de uma bolha nos mercados

In "Jornal de Negócios Online":

roubini_lisboa_max Os fundamentais não justificam, só por si, a forte escalada nos mercados de activos, afirmou hoje em Lisboa o economista Nouriel Roubini, célebre por ter previsto a mais recente crise financeira. Roubini falou dos sinais de bolha nos mercados de activos e do risco de forte correcção.


De acordo com Roubini, se os fundamentais não forem mais robustos, há um grande risco de correcção nos mercados. “A economia global está a crescer outra vez, evitámos a catástrofe da quase-depressão, mas há um ‘gap’ entre o que o mercado nos diz e os dados que mostram que a recuperação é anémica”, disse o economista.


“O sistema financeiro vai ter perdas maiores do que o esperado”, advertiu Roubini.


Roubini considera que existem riscos de novas bolhas de activos, uma vez que os mercados accionistas e de matérias-primas têm vindo a valorizar bastante por força das baixas taxas de juro sobre os empréstimos. “É dinheiro fácil atrás dos activos, como os mercados de ‘commodities’”, declarou.


“Estamos a assistir ao início de uma bolha nos mercados financeiros”. Daí que haja um grande risco de correcção, alertou o economista.


Roubini salientou que os Estados Unidos, por exemplo, têm crescido muito à conta de bolhas. “Foi a bolha tecnológica, a bolha imobiliária, a bolha do crédito hipotecário...”, relembrou. “Nos últimos 20 anos tem havido uma grande moderação na economia real, mas é também por isso que foram surgindo as bolhas de activos”.


“Os Estados Unidos têm de conseguir crescer de forma mais sustentável, que não dependa de bolhas”, avisou, frisando que é preciso reformular a supervisão do sistema financeiro. Se isso não acontecer, “vai ser bastante penalizador” para a economia.

Ver:

Star Economist Roubini Says Outlook Still Bleak:

Sem comentários:

 
View My Stats