sábado, 20 de junho de 2009

DJ Economic Sentiment Indicator

In "PROTESTE POUPANÇA":

O Economic Sentiment Indicator é

Ferramenta informática
O Dow Jones desenvolveu um programa informático que analisa semanticamente o conteúdo dos jornais e, posteriormente, reproduz um indicador, com uma escala de 0 a 100, que representa o número de artigos com sinais positivos face à totalidade de artigos observados.

Apesar de apenas ter sido publicado em Abril último, o Economic Sentiment Indicator (ESI) foi alvo de testes retrospectivos que recuam até 1990. Como resultado, conclui-se que o indicador parece suficientemente sensível para prever os grandes pontos de inflexão da situação económica. De facto, em 2001 e 2008, assinalou claramente que a economia americana se orientava para a recessão.

Evolução positiva
Ao contrário de outros indicadores, para os quais o ponto médio representa uma inflexão absoluta entre a recessão e a retoma, o ESI é analisado tendo em conta a tendência.

Com base nos dados disponíveis, observa-se que a recuperação económica está associada a um crescimento substancial e duradouro do ESI, com o aumento de três pontos a ser um forte sinal de melhoria. Foi o que ocorreu nos últimos meses.

O ESI encontrava-se no valor mais baixo de sempre em Novembro de 2008 (22,2 pontos) e subiu até aos 29 pontos em Maio. Este valor pode indicar que o pior já terá passado, mas uma recuperação consistente e duradoura não é certa devido ao nível reduzido do ESI.

Já um recuo para valores abaixo dos 50 pontos, indica-nos um claro risco de abrandamento económico.

Evolução do Dow Jones
Economic Sentiment Indicator (ESI)

O ESI passou de 22,2 pontos em Novembro de 2008 para 29 pontos em Maio de 2009, mostrando os primeiros sinais, ainda tímidos, de retoma.

Original, mas não infalível
Como outros indicadores, o ESI não é infalível. É já célebre a afirmação de Paul Paulson: “os economistas conseguiram prever correctamente nove das últimas cinco recessões”.

À semelhança de outros índices, inquéritos e barómetros, o ESI avalia o “factor humano ou intuitivo” da economia, no entanto fá-lo de uma forma original ao analisar o conteúdo dos artigos publicados nos jornais e o modo como os jornalistas os redigem.

Para saber mais, consulte a página on-line do DJ ESI.

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