terça-feira, 9 de junho de 2009

Portugueses dão cartas no estrangeiro (Prémio Empreendedorismo Inovador)

In "Jornal de Notícias":

O maior produtor e distribuidor de batata-doce da Califórnia e o criador da Ebuddy são alguns exemplos de empreendedores portugueses no mundo. Dois casos de sucesso distinguidos nos Prémios COTEC.

Filho de uma família modesta de agricultores, Manuel Eduardo Vieira deixou cedo os Açores e emigrou para os Estados Unidos, onde integrou a empresa do tio que se dedicava à cultura de batata-doce na Califórnia. Mais tarde adquiriu a A.V. Thomas Produce, que ocupa a liderança na distribuição naquele país, e é o maior produtor e distribuidor de batata-doce biológica do mundo.

"Hoje, 47 anos mais tarde, era impossível imaginar que estaria a receber um prémio das mãos do presidente da República do meu país. É um momento inesquecível", afirmou o vencedor do Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa, entregue, ontem, em Lisboa.

Considerado o "rei da batata-doce", aos 63 anos, emprega 700 trabalhadores e tem um volume de negócios de 36 milhões de euros. Com 1300 hectares de terreno, a A.V. Thomas tem uma capacidade de produção na ordem dos 50 mil quilos de batata-doce por ano.

"São homens e mulheres desta fibra, que tocados pela cultura lusitana, têm alargado a grandeza do nome de Portugal por toda a parte", frisou Cavaco Silva, acrescentando que é seu "firme propósito continuar a contribuir para que os portugueses residentes no estrangeiro e os luso-descendentes possam reforçar os laços que os unem a Portugal".

Mais um português que dá cartas lá fora, é Paulo Taylor de Carvalho. Um jovem de 32 anos, que deixou a universidade para trás e partiu para a Holanda. Fruto da solidão em que se encontrava, começou por brincar ao instalar num telemóvel um MSN. Em 2004, fundou a Ebuddy, que tem 40 trabalhadores, factura cerca de dois milhões de euros em publicidade e conta com mais de 70 milhões de utilizadores. Com escritórios em Londres e São Francisco, o também vencedor do Prémio COTEC deixou uma mensagem: "O importante é gostar daquilo que se faz e não parar de sonhar", frisou.

Sem comentários:

 
View My Stats