quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

BCE anuncia a maior descida de juros de sempre para os 2,50%

In "Jornal de Negócios":

bce_jean_claude_trichet_grd O Banco Central Europeu (BCE) anunciou a maior descida de juros de sempre para a Zona Euro. O corte foi de 75 pontos base, colocando o preço do dinheiro nos 2,50%. A descida acabou por superar a média das estimativas, mas foi de encontro à estimativa de vários economistas que consideravam que um corte inferior ao anunciado hoje era insuficiente para fazer face à actual conjuntura.
O BCE acabou de anunciar uma descida de juros de 75 pontos base para os 2,50%, este é o nível mais baixo desde Março de 2006, altura em que a autoridade monetária tinha em curso um ciclo de subidas de juros.
O mercado já estava a antecipar um novo corte. A média das respostas dos economistas apontava para uma descida de 50 pontos, mas o número de especialistas que antecipavam um corte de 75 pontos para os 2,5% aumentou nos últimos dias, devido aos dados económicos divulgados recentemente.
Com a taxa de inflação a cair e a economia a dar sinais de uma forte deterioração, alguns economistas esperavam que o BCE tivesse uma postura mais agressiva no que respeita ao corte de juros, o que acabou por acontecer.
O presidente da autoridade monetária, Jean-Claude Trichet, vai discursar às 13h30, hora de Lisboa. O responsável deverá revelar as novas previsões macroeconómicas para a Zona Euro, com as previsões a apontarem para revisões em baixa das estimativas da autoridade monetária.
Entre aqui para ouvir o discurso de Trichet

Ver:   Próximos cortes do BCE deverão ser de 25 pontos base

Bancos centrais cortam taxas de juro para estimular crescimento económico:

  Taxa de juro actual Taxa de juro anterior
Zona Euro 2,50% 3,25%
Estados Unidos 1% 1,5%
Reino Unido 2% 3%
Suiça 1% 2%
Noruega 4,75% 5,75%
Austrália 4,25% 5,25%
Nova Zelândia 5% 6,50%
Indonésia 9,25% 9,50%
Tailândia 2,75% 3,75%

 

Sem comentários:

 
View My Stats