terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Plano para uma nova ordem financeira internacional

In "Jornal de Negócios":

Com vista a restaurar a confiança e a liquidez nos mercados bancários, os políticos tiveram de adoptar medidas decisivas, a saber: injecção de capital e garantias sobre os empréstimos interbancários.

Ironicamente, o mundo da banca encontra-se actualmente a competir numa prova que visa a obtenção de maiores rácios de capital, o que contrasta com a corrida que visou a redução dos rácios de capital e deu origem, em 1988, ao regulamento relativo aos requisitos mínimos de fundos próprios, conhecido por Basileia I. Com vista a restaurar a confiança e melhorar o posicionamento competitivo dos seus mercados financeiros internos, foram impostos rácios de capital muito maiores, primeiro, no Reino Unido, uma medida que acabou por ser seguida imediatamente pelos países da UE localizados no continente, pelos Estados Unidos da América e pela Suíça. Os líderes políticos convocaram agora uma conferência internacional com vista a estabelecer uma nova ordem financeira internacional, ao mesmo tempo que alguns defendem a constituição de uma entidade reguladora supranacional.
Tendo em conta que algumas destas questões – a adequação de fundos próprios e o regulador supranacional – já foram anteriormente analisadas, especialmente no contexto do Mercado Único Europeu criado em 1992, seria útil sintetizar primeiramente as conclusões obtidas através deste material. A seguir, deveriam ser apresentadas propostas concretas para uma nova ordem financeira internacional.
Apresentam-se seguidamente as duas principais conclusões retiradas do material em análise:


1. Adequação dos fundos próprios

2. Regulador supranacional

...

Sem comentários:

 
View My Stats