segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

CMVM detectou "inside trading" com acções do BCP

In "Jornal de Negócios":

carlostavares_cmvm_m A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários detectou um caso de “inside trading” com acções do Banco Comercial Português, no âmbito das investigações efectuadas ao banco, tendo este caso sido denunciado ao Ministério Público.
De acordo com o comunicado com as deliberações do último Conselho Directivo, o regulador decidiu “denunciar ao Ministério Público indícios de um caso de abuso de informação privilegiada com acções do BCP”.
Este é assim mais um caso, no âmbito das investigações ao BCP, que originou já uma acusação por parte do Banco de Portugal, a três ex-presidentes e quatro antigos gestores do BCP.
A entidade presidida por Carlos Tavares deliberou ainda comunicar ao Ministério Público situações de subscrição de acções próprias por parte do banco. Esta prática estará relacionada com o facto de o BCP, alegadamente, ter comprado acções do banco com recurso a “off-shores” que recorriam a empréstimos do banco.
Na sexta-feira o BCP foi notificado da acusação decidida pela CMVM, também no Conselho Directivo de sexta-feira, no caso da prestação de informação financeira falsa ao mercado. Além do banco, o supervisor irá ainda fazer acusações individuais, prevendo-se que esta componente do processo fique concluída esta semana. Em causa está a possível inibição de funções de gestão de intermediários financeiros, uma pena acessória prevista no Código de Valores Mobiliários.

Ver:   BdP acusa três ex-presidentes e quatro antigos gestores do BCP

Banco de Portugal acusa três ex-presidentes e quatro ex-gestores do BCP

CMVM comunica à Procuradoria abuso de informação privilegiada

Banco de Portugal acusa sete ex-líderes do BCP de gestão ilícita

Sem comentários:

 
View My Stats