sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Ex-presidente do Nasdaq acusado de fraude estimada em 50 mil milhões de dólares

In "PUBLICO.PT":

nasdaq O antigo presidente da bolsa de valores Nasdaq, em Nova Iorque, foi detido ontem, acusado de ter montado um esquema financeiro fraudulento de proporções gigantescas. Bernard Madoff controlava fundos que acumulam prejuízos de 50 mil milhões de dólares (37,45 mil milhões de euros).
O gestor de 70 anos foi acusado de manter um esquema de pirâmide, em que pagava aos antigos investidores com o dinheiro que recebia das novas empresas que investiam na bolsa.
Segundo a BBC online, o administrador tinha confidenciado a pelo menos três empregados que o problema já tinha anos. O gestor disse que estava “acabado”, que não tinha nada e que “era tudo uma grande mentira”, acrescentando que o que aconteceu foi “um esquema Ponzi [esquema da pirâmide] gigante”.
Mardoff esperava entregar-se às autoridades depois de reunir entre 200 e 300 milhões de dólares (150 a 225 milhões de euros) para pagar a alguns dos funcionários, à família e aos amigos.
O administrador, que presidiu durante vários anos ao Nasdaq, fundou em 1960 a Bernard L.Madoff Investment Securities, uma corretora que gozava de grande prestígio e ele próprio era considerado um revolucionário no mundo da nova economia. Actualmente, o fundo geria 17,1 mil milhões de dólares (12,8 mil milhões de euros).
...

Actualização em 15-12-2008: 

Banco de Portugal está a apurar eventual impacto interno da fraude de Bernard Madoff 

UMA D. BRANCA À ESCALA MUNDIAL

Sem comentários:

 
View My Stats