segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Nova recessão nos EUA em 2010 com probabilidade de 30 a 40%

In "Jornal de Negócios Online":

A probabilidade de a economia norte-americana registar nova recessão em 2010 é agora menor, mas ainda assim o Nobel da Economia, Paul Krugman, atribui uma probabilidade de 30 a 40% a este cenário.


PAUL_KRUGMAN_m“Não é um cenário de baixa probabilidade. As hipóteses são de 30 a 40%”, disse Paul Krugman em entrevista à Bloomberg.


O Nobel da Economia admite que a maior economia do mundo pode voltar a entrar em recessão na segunda metade deste ano, caso se desvaneçam os apoios fiscais e de política monetária.


Para Krugman, são elevadas as probabilidades de o crescimento económico não ser suficientemente robusto para impedir um novo aumento do desemprego.


O Nobel da Economia, também professor na Universidade de Princeton, acredita que a Reserva Federal vai cancelar o programa de compra de títulos hipotecários, o que irá provocar uma subida nos juros do crédito à habitação, e em resultado pressionar em baixa as vendas e os preços das casas.


Os últimos indicadores apontam para um crescimento sustentado da economia norte-americana, mas muitos economistas temem ainda que a recuperação possa ocorrer em W (duas recessões quase consecutivas) e não em V (recuperação sustentada após a recessão). Para Krugman, a probabilidade de ocorrer o primeiro cenário é ainda elevada.

Sem comentários:

 
View My Stats