segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Governos dispõem de ferramentas suficientes para evitar uma nova "Grande Depressão"

In "Jornal de Negócios":

O director do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss-Kahn, defende que os governos de todo o mundo dispõem de ferramentas suficientes para evitar que a crise financeira se transforme numa nova “Grande Depressão”.
“O mundo é agora um lugar muito diferente do que era nos anos 30” afirmou Strauss-Kahn num discurso em Washington citado pela Bloomberg, acrescentando que “nós aprendemos com os erros do passado. Nós temos agora ferramentas para gerir os mercados e a economia que não tínhamos na altura.”
O director do FMI desafiou os governantes a “utilizar todos os instrumentos da politica macroeconómica moderna para limitar os estragos na economia real.”
“Nós não podemos esperar até que os bancos falhem e aumente o desemprego”, continuou Strauss-Kahn, “nós temos de agir compreensivamente e de forma imaginativa.”
Ainda no seu discurso na capital dos EUA, Dominique Strauss-Kahn, não esqueceu que entre o “crash” em Wall Street em 1929 até Março de 1933, dois quintos dos bancos norte-americanos fecharam e o desemprego subiu 25%.

...

Os planos até agora anunciados pelos Governos da União Europeia para estabilizar o sector financeiro totalizam quase 1,5 biliões de euros. Trata-se de um valor que representa mais do dobro do programa de 700 mil milhões de dólares (522 mil milhões de euros) inicialmente planeado pela administração norte-americana para limpar o sector dos activos tóxicos , mas que será agora secundado por uma linha do Tesouro ainda não quantificada para recapitalizar a banca.

Sem comentários:

 
View My Stats