segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Prémio Nobel da Economia 2008, Paul Krugman diz que Londres "mostrou ao mundo o caminho a seguir"

In "Jornal de Negócios":

O prémio Nobel da Economia 2008, Paul Krugman, considera que o governo britânico "mostrou ao mundo o caminho a seguir", ao adoptar um plano de cinco medidas entre as quais a nacionalização parcial das entidades bancárias mais fracas.
Segundo a Lusa, num "post" publicado na madrugada de hoje (00:25 em Lisboa, 19:25 de domingo em Nova Iorque) no seu blog no jornal New York Times, o novo Nobel da Economia escreve que tem "suplicado aos decisores políticos, ao menos uma vez, para que excedam as expectativas na forma de abordar esta crise, em vez de ficarem aquém" do necessário.
"Parece que os governos da zona Euro deram conta do recado, adoptando mais ou menos o plano britânico", escreveu o norte-americano Paul Krugman, horas antes de saber que tinha ganho o prémio da Academia sueca.
"E eu deveria ter encorajado mais o governo britânico, que excedeu largamente as expectativas na semana passada e efectivamente mostrou ao mundo o caminho a seguir", considerou ainda Krugman.
O plano de Londres, apresentado ao longo da semana passada, prevê injectar 62,5 mil milhões de euros de dinheiros públicos no capital dos bancos mais enfraquecidos e 315 mil milhões de euros para garantir os empréstimos entre bancos.
Ao contrário do Plano Paulson que foi aprovado nos Estados Unidos, o plano britânico não prevê a compra de "activos tóxicos" dos bancos ou outras entidades financeiras.
No domingo, os governos europeus adoptaram uma posição comum através da qual se mostram determinados a evitar as falências bancárias e prontos a garantir as operações de refinanciamento dos bancos, de forma provisória até 31 de Dezembro de 2009.
As medidas inspiram-se nas ideias do plano de salvamento apresentado pelo Governo britânico.

Sem comentários:

 
View My Stats