segunda-feira, 11 de abril de 2011

Gurus do mercado

In “Jornal de negócios online”:

Ao longo dos anos, muitas foram as mudanças nos mercados mas há coisas que não mudam nunca.

A consagração de determinados analistas que se tornam quase endeusados é uma dessas coisas. Os "gurus", termo habitualmente utilizado para apelidar estas pessoas, fazem parte da História dos mercados e estou certo que continuarão a estar bem vivos no futuro.


Conhecer um guru é, para os investidores iniciados, um sonho e - simultaneamente - a ilusão de que a fortuna está aí à porta. Quando, em 1991, estava a dar os primeiros passos no mercado e conheci aquele que era um dos gurus na moda em Portugal, tive essas mesmas sensações. Obviamente que o tempo veio ensinar-me que as ilusões têm um preço elevado a pagar. E que ninguém consegue sobreviver no mercado sem desenvolver as suas próprias aptidões e análises.


No meio dos mercados é habitual dividir os gurus em 3 categorias distintas: Os gurus de ciclos, os gurus de descobertas e os gurus mortos. Alexander Elder explicou bastante bem isso no seu famoso livro "Trading for a Living". Aos gurus de ciclo eu costumo chamar "gurus da moda". Estes analistas tornam-se famosos quando fazem algumas previsões acertadas, de grande impacto, começando a captar as atenções. Se o seu ciclo de acertos continua, começa a criar-se uma onda de seguidores que vai crescendo à medida que as previsões se mantêm acertadas. Nessa altura são eles que estão na moda e são eles, inclusivamente, que fazem a própria moda, sendo "opinion makers" com um poder impressionante.


Os gurus de ciclo, geralmente, sobrevivem até ao final desse "Bull" ou "Bear Market". Durante esse período, o guru tem uma exposição mediática muito forte pois todos querem saber as suas opiniões. Por isso, aproveita ao máximo essa sua notoriedade para ganhar dinheiro, sendo muito frequente ver "newsletters" a serem criadas por esses gurus para as venderem e assegurarem um bom rendimento. Depois, quando as previsões começam a falhar, começamos a perder o seu rasto e eles são esquecidos tão ou mais depressa como foram elevados à categoria de deuses.


Os gurus de descobertas são pessoas que trazem um método revolucionário ao mercado. Os investidores, sempre desejosos de estarem na vanguarda e se anteciparem aos outros intervenientes no mercado, adoram novidades e métodos inovadores. Estes gurus desdobram-se em conferências e seminários para explicar o tal novo método, o que lhes rende bastante dinheiro. Por vezes, chego a ficar chocado com o preço que se tem que pagar para participar em alguns "workshops" que têm a participação destes gurus.


Os gurus mortos surgem quando uma série de investidores começa a descobrir obras escritas por pessoas que tinham ideias bastante interessantes e muito peculiares sobre o mercado. Começam a tornar-se verdadeiros mitos e as interpretações que se fazem sobre a sua obra e as suas opiniões dão origem a muita polémica porque os autores não estão vivos para esclarecer as dúvidas. Pretcher e Gann são dois dos exemplos mais célebres do que são gurus mortos e, hoje em dia, são muitos os seguidores das suas obras e que vêem neles referências para as suas análises.


Por que surgem sempre estes gurus e por que despertam tamanho entusiasmo e obsessão por parte dos investidores? Na minha opinião, surgem pela necessidade que a maior parte dos investidores sente em ter um líder. Decidirem sob a "protecção" do líder dá uma segurança e uma confiança que muitos investidores necessitam para tomarem as suas decisões.


A palavra guru soa mal. Ainda bem que assim é. Pode ser que isso faça as pessoas abrirem os olhos e perceberem que não é esse o caminho para o sucesso. Negociar à sombra de um guru, não permite ao investidor evoluir com as perdas. Pode ser difícil de crer, mas são as perdas e os insucessos que fazem os investidores evoluírem. Perceber onde e por que é que falhámos é dar um passo muito importante na nossa aprendizagem. Quem negoceia apenas com base na opinião de um guru, não consegue tirar ilações das perdas, pois não identifica o erro de análise que levou à perda. O único erro que identifica foi ter seguido cegamente a opinião de alguém. E se tiver a lucidez para o fazer, talvez essa derrota seja mesmo a sua grande vitória.


Os gurus fazem parte dos mercados. Fazem parte do "glamour" que muitos vêem no mercado. Mas se quer fazer parte dos vencedores, guarde alguma distância em relação a isso. Dá trabalho ter sucesso no mercado.


Nem Ulisses Pereira, nem os seus clientes, nem a DIF Brokers detêm posição sobre os activos analisados. Deve ser consultado o disclaimer integral aqui. Analista Dif Brokers
ulisses.pereira@difbroker.com

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