terça-feira, 25 de novembro de 2008

Economia portuguesa será a mais lenta da Zona Euro a recuperar da crise

In "Jornal de Negócios":

No rescaldo da crise financeira e do seu rápido contágio a vários sectores da economia real, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) reviu hoje em forte baixa as suas previsões para o crescimento económico nas principais economias desenvolvidas, e Portugal não escapou às "tesouradas".
Num contexto em que se projecta que a Zona Euro crescerá 1% neste ano, -0,6% no próximo e 1,2% em 2010, a OCDE prevê que Portugal consiga em 2009, pela primeira vez em quase uma década, não fazer pior do que a média dos parceiros europeus, sofrendo uma retracção menos cavada.
Em contrapartida, porém, a recuperação muito ligeira projectada para 2010 em toda a Europa, chegará a Portugal com menos força.
Nos novos cálculos, hoje divulgados, a economia portuguesa será mesmo, no conjunto da Zona Euro, a mais lenta a recuperar da crise e, em 2010, regressará à rota de divergência face à Europa, iniciada no virar do século.
A organização sedeada em Paris antecipa uma expansão do PIB português de 0,5% neste ano (em linha com a Comissão Europeia e o Banco de Portugal), seguida de uma contracção de 0,2% em 2009 e de uma muito moderada recuperação em 2010, com o PIB a crescer 0,6%. Em relação ao próximo ano, os números da OCDE são os mais pessimistas até agora divulgados. A Comissão Europeia prevê uma estagnação de 0,1%, igual à projectada pelo FMI.
Estas previsões deverão obrigar o Governo a rever os seus números. Elaborado por ocasião da apresentação do Orçamento do Estado, numa altura em que ainda era difícil de antecipar a tremenda amplitude assumida pela actual crise, o cenário macroeconómico do Executivo antecipa um crescimento de 0,8% neste ano seguido de 0,6% em 2009.


Veja aqui o mapa das projecções para os países da OCDE

Ver:   OCDE prevê regresso em força do desemprego

Inflação baixará para 1,3% em 2009

Défice poderá romper os 3% em 2010

Sem comentários:

 
View My Stats