quarta-feira, 26 de novembro de 2008

A monetarização poderá ter começado, nos EUA

In "Think Finance":

Pelo menos não existe um sinal de que este novo programa seja coberto pela emissão de dívida pública ou consista num empréstimo da FED, parece simplesmente "A FED compra...".


Fed to Buy $600 Billion of GSE Debt, Set Up ABS Loan Program


http://www.bloomberg.com/apps/news?pid=20601087&sid=alCncP3b8qYY&refer=home

...

Re: A monetarização poderá ter começado, nos EUA:

Boa noite vamos lá enquadrar o problema :
Até aqui todos os anos se criou uma infinidade de dinheiro através de uma tomada de dívidas sem precedentes. toda esta bolha de dívida inflaccionou activos e desvalorizou USD.
A Bolha da dívida rebenta e com ela a fonte que jorrava USD e alimentava a espiral inflaccionista de uma série de activos.
Os motivos para a valorização do USD terminaram. porque simplesmente se sabia que bastava reduzir fortemente o processo de tomada de dívida para que mais tarde ou mais cedo aparecesse deflacção, contracção económica e evidentemente valorização do USD.
No entanto parece que se levanta uma vaga de economistas a defenderem a " a impressão pura e dura de papel " para evitar a tal aterragem ao estilo de 1929 na economia. Se houver impressão pura e dura de papel é bom para quem apostar na desvalorização do USD numa primeira fase, mas não é garantidamente bom para quem aposta em acções.
Não é liquido numa economia que podemos caracterizar por "excesso de oferta " as empresas possam passar para o mercado todas os aumentos que sofram nos seus custos de produção.
Para já não havendo "impressão pura e dura " o cenário de valorização do usd continua  válido. Estancar a fonte gigantesca de criação de USD ( através de divida ) é suficiente para desinchar activos e fortalecer o USD.

...

Re: A monetarização poderá ter começado, nos EUA:

Continuo a achar que a estupidez desta administração está a condicionar toda a estratégia ( que estratégia ? ) a dupla Paulson Bernanke é demasiado esquizófrenica para um problema deste tipo, não tiveram todo o tempo do mundo para actuar , mas convenhamos que tiveram muito tempo, não nos podemos esquecer que isto começou à vários anos mas desde o verão 07 todos tínhamos percebido que não era possível continuar era preciso actuar.
Até ao episódio triste da aprovação do plano dos 700 bilioes andaram alegremente a disfarçar com uns bailouts pontuais mas sem nenhum apoio à economia real para além do estimulo de 150 bilioes que visto à distancia é ridículo quando só para a AIG esse montante não chega.
Chegados a este ponto francamente o que vemos é que a crise se desenrola de forma violenta à dois meses e terão sido disponibilizados cerca de 2TU$ quase 20% do PIB americano! Resultados ? Poucos e um grande descrédito a única coisa que ouço dizer é que querem obrigar os bancos a emprestar, a quem ? pessoas sem emprego que não conseguem pagar sequer aquilo que devem?
Existe um brutal excesso de capacidade instalada em algumas industrias é necessário acelerar a regeneração e as falências são vitais para isso, para regenerar e seleccionar os mais capazes se assim não for caímos na típica economia socialista as industrias produzem porque sim , os clientes não querem comprar mas nós obrigamos .
Isto vai provocar desemprego , claro que sim é exactamente como no vale do ave industria desadequada por muitos anos de inacção logo o choque é violento mas não é possível sustentar industria inviável , que mina a economia do país durante a transição as pessoas tem de ser apoiadas e a sua função reconvertida.
Não há soluções milagrosas nem automáticas de facto é muito mais fácil pedir um cheque de 700 bilioes nomear um grupo de amigos e fazer de pai natal com o dinheiro dos outros, durante este tempo que como já vimos não é tão pouco como isso podiam ter lançado um gigantesco programa de obras publicas , visto que as infraestruturas estão em estado de pré ruptura ( se tivessem começado á uma ano já estavam em marcha e alguns construtores poderiam estar a fazer coisas úteis em vez de casas que ninguém quer ou pode comprar.
Forte apoio á industria aeronáutica para a renovação da frota altamente envelhecida e pouco eficiente, aposta clara no caminho de ferro com programas maciços de investimentos em material circulante.
Aposta no sistema Medicare com apoio publico para que os 50% dos americanos que não tem seguro possam ter acesso ( estimulava a industria de equipamentos médicos bem como farmacêuticas )
Aposta no sistema educativo principalmente no básico e high school onde as classes mais pobres não tem acesso no requipamento de escolas e formação de professores.
Investimento maciço na rede das utilities ou já nos esquecemos dos apagões de alguns anos.
Isto leva tempo a por a andar ,claro que sim mas se tivessem começado à um ano se calhar já estávamos a ver alguma coisa.
Enfim não é preciso inventar nada eles tem o que a  maior parte dos outros países não tem , dinheiro para pôr a economia a funcionar, mas parece que desde o 11 de Setembro com o imbecil do Bush que a sociedade americana evoluiu para a estupidez e trafulhice, vamos ver se com o Obama melhora se bem que pelos sinais de aposta na continuidade deixa-me algumas dúvidas .

 

...

damocles-lg

Ver:    Re: A monetarização poderá ter começado, nos EUA -----^

A monetarização poderá ter começado, nos EUA  

A finitude dos recursos explica a crise financeira

Sem comentários:

 
View My Stats