In "DiarioEconomico.com":
A economia da Zona Euro entrou no terceiro trimestre do ano em recessão técnica, a primeira desde 1993, ao registar entre Julho e Setembro uma contracção, depois de ter já registado um recuo entre Abril e Junho.
O Produto Interno Bruto (PIB) da zona euro recuou 0,2% entre Julho e Setembro, em relação ao trimestre anterior, quando também se contraiu em 0,2%, conforme mostram hoje as estimativas rápidas do Gabinete de Estatísticas da União Europeia (Eurostat).
A zona euro entrou assim na primeira recessão técnica (que consiste na contracção do PIB por dois trimestres consecutivos), desde que a moeda única foi introduzida, há quase dez anos.
Os especialistas notam que esta evolução abre o caminho a novos cortes dos juros por parte do Banco Central Europeu, bem como a descidas dos impostos por parte dos Governos europeus, para tentar limitar os efeitos da pior crise financeira desde a Grande Depressão de 1929-32.
Os mesmos dados mostram, contudo, que, em termos homólogos, o PIB dos 15 países que usam o euro cresceu 0,7%, no terceiro trimestre do ano, depois de uma expansão de 1,4% no segundo trimestre.
Sem comentários:
Enviar um comentário