terça-feira, 18 de novembro de 2008

O mito do Short-Selling (análise put-call ratio)...

In "Jornal de Negócios-Caldeirão de Bolsa":

...

O shortselling não existe apenas durante o Bear Market, ele também está presente durante o Bull Market e - imagine-se - os volumes negociados nem são assim tão diferentes. Na verdade, o pico de negociação dos Puts deu-se durante o Bull Market.
CBOE_P_C_Ratio
O Put/Call Ratio Total está (e tem estado) com valores comparáveis ao de diversos períodos do Bull Market mas se formos verificar o Put/Call Ratio nos índices até está actualmente com valores mais baixos do que os verificados durante o Bull Market.
Como é evidente, a existência de Shorts que não impediu um Bull Market de cerca de 5 anos não pode ser agora a culpada por um Bear Market de cerca de um ano quando nem sequer os volumes são significativamente diferentes.
Outro gráfico extremamente interessante e igualmente bastante esclaredor - eventualmente até mais importante - é o que compara o Put/Call Open Interest no S&P100 e a respectiva evolução do índice.
Com se pode ver e como já tinha referido atrás, nos índices os valores actuais de exposição Short até são bastante baixos e a tendência tem sido de descida ao longo do Bear Market (nas acções a situação é um pouco diferente):
P_C_O_Interest
Mas há algo que é comum nos dois casos (índices e acções) e ainda mais importante: se notarem é bem evidente que o Open Interest aumenta durante as subidas e baixa durante as descidas. Isto o que é que quer dizer?
Que quando os índices estão a cair os Shorts estão a fechar posições e a travar as quedas, não a alimenta-las como julga o senso-comum!
Sem Short-selling o mercado estaria pior: no Bull Market teríamos subido mais e no Bear Market estariamos a cair de forma ainda mais desamparada e violenta.

Ver: Jornal de Negócios-Caldeirão de Bolsa

Sem comentários:

 
View My Stats